10 MAR 2021
| PATROCÍNIO PAULISTA 136 ANOS |

Hoje, 10 de março de 2021, Patrocínio Paulista completa 136 anos de emancipação politica. Em homenagem ao município, trouxemos aqui algumas informações da história da cidade. PARABÉNS PATROCÍNIO PAULISTA, PELOS 136 ANOS!

👏👏👏💎

A população da cidade começou a ser formada a partir de 1750, em sua grande parte por famílias mineiras e de outros “entrantes” que, com o declínio dos garimpos das Minas Gerais e de outras localidades, chegavam em busca de novas plagas, riquezas e terras férteis e foram se estabelecendo em núcleos clandestinos, na confluência dos rios Santa Bárbara e Sapucaizinho, numa região conhecida como Barro Preto, e ali fundaram uma povoação a que chamaram de Santa Bárbara das Macaúbas.

Diversos conflitos entre os garimpeiros e os fazendeiros da região existiram, porém, isso não impediu que o garimpo fosse continuado. Os garimpeiros subiram até o rio Sapucaizinho, na região do Turvo, onde hoje se encontra a Cidade de Patrocínio Paulista.

Mas, por causa da alta dos diamantes, após 1865, afluíram para a região outros garimpeiros, e, sabendo dessa tamanha aglomeração, Monsenhor Cândido Rosa, considerado um dos fundadores do Patrocínio do Sapucaí e de São José da Bela Vista, resolveu intervir, no sentido de incentivar esse povo a fazer doação de um terreno para o patrimônio de Nossa Senhora do Patrocínio, a fim de fundar uma sede da igreja para a administração civil no Barro Preto ou no Turvo. Então, com a construção da igreja e a aprovação de suas divisas com a paróquia de Franca, no dia 10 de março de 1885 foi assinada a lei que elevou a povoação à condição de Vila, com o nome de Vila de Nossa Senhora do Patrocínio do Sapucaí.

Em 25 de agosto de 1892, pela Lei nº 80, a Vila de Nossa Senhora do Patrocínio foi elevada à categoria de Comarca e Cidade pelo Governo de São Paulo, sendo seu primeiro juiz de Direito

o Dr. Primitivo de Castro Rodrigues Sette. O distrito de Paz do Arraial da Aparecida (Itirapuã) foi criado e incorporado à Comarca de Nossa Senhora do Patrocínio do Sapucaí, pela Lei nº. 751, de 14 de novembro de 1900, ficando ligado a ela até 24 de dezembro de 1948, quando a Lei nº 233 criou o município de Itirapuã – a mesma lei fez com que o antigo “Garimpo do Sapucaí” passasse a se chamar Patrocínio Paulista.

| Estátua do Garimpeiro | 💎

Escultura que representa os garimpeiros que deram origem à cidade e que deslumbra o visitante que entra em Patrocínio Paulista. O monumento, inaugurado no centenário da cidade, em 1985, homenageia e leva o nome da praça que o abriga, do Garimpeiro.

Nele, um homem com uma peneira nas mãos representa os trabalhadores pioneiros. Considerado o cartão-postal da cidade, essa obra retrata a atividade de garimpo, que no passado foi frequente no município, mas que hoje não é mais realizada por questões ambientais – mas há quem aposte que ainda existem garimpeiros vivendo na região.

| Igreja Matriz | ⛪

A primeira Igreja foi construída entre 1872 e 1875 – provavelmente, em 1874 aconteceu sua benzedura, no mesmo lugar onde está o atual templo, que tinha à sua frente um grande cruzeiro, anterior à construção da Igreja, e que foi destruído por um raio em 1877. A velha Igreja fora construída com adobe e tinha apenas a capela-mor e a sacristia. Em 1886, sob a direção do coronel Villela e com o apoio do padre José Pedro de Araújo Marcondes, os fiéis começaram a fazer os alicerces para a nova Igreja, que só teve os trabalhos concluídos em 1896, graças ao empenho do padre Ernesto Peregrino.

| Brasão de Patrocínio Paulista | 🌿

Instituído pela Lei n° 707, de 6 de novembro de 1974, o Brasão de Armas de Patrocínio Paulista, idealizado pelo Dr. Lauro Ribeiro Escobar, do Conselho Estadual de Honrarias e Mérito, assim se descreve:

Escudo ibérico, partido. O primeiro, de ouro, com três flores de Liz, em blau, dispostas em banda. O segundo, de goles, com uma faixeta ondada entre dois carbúnculos de oito raios, tudo de prata. O escudo é encimado por uma coroa mural de prata, com oito torres, suas portas abertas de goles têm como suportes, à destra, um ramo de cafeeiro; e à sinistra, um feixe de hastes de arroz, folhados e produzindo ao natural. Listel de goles, com a divisa PATRIA DELIGENTER OPERO, em caracteres de ouro.

Escudo: Usado em Portugal na época do descobrimento do Brasil, homenageia os processos colonizadores e aos desbravadores da nossa pátria.

O metal de ouro, do primeiro quartel: indica riqueza, esplendor, glória, nobreza, poder, força, fé, prosperidade, soberania e mando.

Flor de liz: símbolo de Nossa Senhora, evocando a Santíssima Padroeira do Município.

Cor blau (azul): Indica justiça, formosura, doçura, nobreza, vigilância, serenidade, recreação, firmeza incorruptível, dignidade, zelo e lealdade.

Cor de Goles (vermelho): representa derramamento de sangue, audácia, valor, galhardia, intrepidez, nobreza, conspícua e honra, lembrando a origem do município.

Faixa ondulada: Representa o curso da água.

Metal prata: Felicidade, pureza, candura, lisura, verdade, franqueza, amizade e integridade.

Coroa mural: Símbolo da emancipação política.

Pontas abertas: Proclamam o caráter hospitaleiro do povo de Patrocínio Paulista.

Ramo cafeeiro e Fuzil de hastes de arroz: atentam para a fertilidade das terras generosas de Patrocínio Paulista.

Listrel “Patria Deligenter Opero”: ânimo do munícipe em contribuir com o seu quinhão de esforço pelo engrandecimento do estado e do país.

| Hino de Patrocínio Paulista | 🎶

O hino de Patrocínio Paulista, de autoria do Sr. Olésio de Figueiredo, foi oficializado pela

Lei Municipal n°2.620/12, de 11 de maio de 2012.

Quando chega dez de março,

Todo povo num abraço.

Faz a sua saudação,

Obrigado Patrocínio.

Que o poder do rei Divino

Sempre tem iluminado.

Esta terra vos pertence.

O teu céu tem mais beleza.

É mais verde a natureza,

Que não pode haver igual,

Vem a luz da meiga lua,

Contemplar as nossas ruas