Ir para o conteúdo

Transparência
Tempo 1
19°C MIN 32°C MAX
Patrocínio Paulista-SP
Acompanhe-nos:
Facebook
Turismo

Turismo

Turismo

Informações básicas do Município

  • Área: 602,85 Km².
  • Densidade Demográfica: 22,81 habitantes por Km². Taxa de Urbanização: 82,62%.
  • IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal): 0,730. Nível de Atendimento –
  • Abastecimento de Água (%): 98,65%. Nível de Atendimento – Coleta de Lixo (%): 99,87%.
  • Nível de Atendimento- Esgoto Sanitário (%): 98,27%. População: 13.750.
  • Localização: Latitude – 20°38´22” sul.
  • Longitude – 47°16´54” oeste.
  • Municípios Limítrofes: Franca, Itirapuã, Batatais, Altinópolis. (São Paulo). Ibiraci, Capetinga, São Tomáz de Aquino.

Acesso

  • São Paulo (capital): 415 Km.
  • Campinas: 323 Km.
  • Ribeirão preto: 105 Km.
  • Franca: 20 Km.
  • Belo Horizonte: 440 Km.

Localização

Patrocínio Paulista está localizado a nordeste do Estado de São Paulo, a aproximadamente 413 quilômetros da Capital, e é um dos 23 municípios que fazem parte da Região Administrativa e de Governo de Franca. Sua localização se define, com maior precisão, por meio do Meridiano de Greenwich, pelas coordenadas 20°38’22” Latitude Sul; e 47°16’54” Longitude Oeste; ficando a uma altitude média de 800 metros, em cotas variáveis entre 600 e 1.000 metros em relação ao nível do mar. Segundo o IBGE (2010), Patrocínio registrou uma população de 13.000 habitantes, sendo 10.499 residentes na área urbana; e 2.501 na área rural, ocupando um território de 602,848 quilômetros quadrados.

Localização do município de Patrocínio Paulista na região administrativa de Franca

Clima

Patrocínio Paulista tem um clima tropical. No inverno existe muito menos pluviosidade que no verão. Segundo a Köppen e Geiger a classificação do clima é Aw. A temperatura média anual em Patrocínio Paulista é 21.1 °C. 1487 mm é a pluviosidade média anual.

Hidrografia

Há séculos, a região em que se localiza Patrocínio Paulista era abundante de matas virgens, por causa da fertilidade das terras irrigadas por muitos córregos e rios, sendo reconhecida como “um verdadeiro paraíso terrestre”.

O município integra a oitava região hidrográfica do Estado de São Paulo, pertencente à Bacia Sapucaí-Mirim/Grande (UGRHI-8), e os principais cursos hidrográficos são: Rio Santa Bárbara, Rio Sapucaí-Mirim, Rio Jaborandi, Ribeirão Potreiro, Ribeirão Macaúbas, Ribeirão São Francisco, Rio Sapucaizinho ou Rio do Patrocínio e Rio Esmeril. O mais influente é o Rio Sapucaí-Mirim, que, apesar do pequeno volume de suas águas, é também chamado de Rio Sapucaí-Grande, para diferenciá-lo do Rio Sapucaizinho, que banha a cidade de Patrocínio Paulista.

O Rio Sapucaí-Mirim nasce entre os municípios de Monte Santo de Minas e Itamogi, situados no Estado de Minas Gerais, segue para o norte e passa pela cidade de Santo Antônio da Alegria, no Estado de São Paulo. Nesse percurso, ele é denominado Rio Pinheirinho, passando pelos municípios de Altinópolis, Patrocínio Paulista, Batatais, Franca, Restinga, São José da Bela Vista, Nuporanga, São Joaquim da Barra, Guará, Ipuã, Ituverava, Miguelópolis e Guaíra, onde deságua no Rio Grande.

Os principais tributários do Rio Sapucaí-Mirim são: Rio Jaborandi, que nasce na Serra da Cobiça, no município de Altinópolis, Estado de São Paulo, e, depois de um curso de aproximadamente 16 quilômetros, deságua no Rio Sapucaí-Mirim, sendo tributário de sua margem direita.

Rio Esmeril, que tem suas nascentes na área urbanizada de São Sebastião do Paraíso e no Morro das Araras, e, após um curso de aproximadamente 38 quilômetros, deságua no Rio Sapucaí-Mirim, como tributário da margem direita. Esse rio possui, perto da Fazenda do Esmeril, uma queda livre de 62 metros de altura, chamada de Cachoeira do Esmeril, considerada uma das sete mais belas do Brasil, segundo o livro Tesouro da Juventude, de 1958. Rio Santa Bárbara, que nasce no município de São Sebastião do Paraíso, Estado de Minas Gerais, e o percorre por 60 quilômetros no sentido norte-sul, desaguando na margem direita do Rio Sapucaí-Mirim.

É especialmente nas margens desse rio que são encontradas ricas jazidas diamantinas e os solos mais férteis, além de um local de lazer denominado Cachoeira da Maria Pia. O seu principal tributário da margem direita é o Rio Sapucaizinho, ou Rio do Patrocínio, que nasce em Ibiraci, Minas Gerais, denominado Córregos dos Bois, entra no Estado de São Paulo com o nome de São Thomé e banha a cidade de Patrocínio Paulista. Nela, ele também se transforma numa bela cachoeira, com uma escada de transposição de peixe, chamada Cachoeira do Mosquito.

 

Hospedagem  Bares e Restaurantes  Eventos, Atrativos e Turismo História Caminho da Fé

 

TURISMO

Patrocínio Paulista têm inúmeras serras, cachoeiras, riachos e árvores nativas que compõem um cenário exuberante e abriga animais de várias espécies. Uma natureza rica e ainda pouco explorada por turistas, que reserva encantos que vêm sendo relevados de forma surpreendente, principalmente pela própria população que começa a explorar a região.

Em um raio não maior que 2 quilômetros da cidade, é possível cavalgar por estradas de terra observando-se belas paisagens, ou, para quem prefere um passeio mais emocionante, pode-se optar por jipes ou motocicletas.

Durante o percurso é possível se refrescar em cachoeiras, riachos e rios. Algumas das cachoeiras são bastante frequentadas, como a do Guido, antes chamada de Cachoeira do Mosquito, tem pelo menos 30 metros de altura. O lugar é um dos escolhidos por praticantes de rapel. As estradas que dão acesso as principais cachoeiras são: a Vicinal Wilson Couto Rosa e Estrada do Leite.

 

Ponte Nova

Um pequeno trecho do Rio Sapucaí se tornou ponto de encontro nos dias quentes de Patrocínio. As águas que correm sob a ponte, do lado direito da Rodovia Ronan Rocha, têm uma correnteza que forma cascatas, com águas rasa que caem sobre as pedras e delineiam um poço que serve para nadar.

A Ponte Nova é frequentada há vários anos por banhistas da região e moradores da Cidade que fazem churrasco e passam os fins de semana ali. Já os jovens preferem algo mais radical, como descer o rio de boia no período das cheias, há também um pesque-pague que se situa ao lado.

 

Fazenda Santa Cecília

Localizada no município de Patrocínio Paulista, a fazenda Santa Cecília possui um dos maiores remanescentes de vegetação de mata nativa do município e região.

 A Fazenda possui quase 100 hectares de domínio de Mata Atlântica e 60 hectares de Cerrado, em várias fisionomias, que estão sendo preservadas por seus proprietários.

Possui infraestrutura para realização de diferentes atividades turísticas, em contato com a natureza de importante valor, sendo um local para pesquisas cientificas, projetos, cursos e passeios ecológicos. Está frequentemente aberta para visitações.

 

Estátua do Garimpeiro

Escultura que representa os garimpeiros que deram origem à cidade e que deslumbra o visitante que entra em Patrocínio Paulista.

O monumento, inaugurado no centenário da cidade, em 1985, homenageia e leva o nome da praça que o abriga, do Garimpeiro. Nele um homem com uma peneira nas mãos representa os trabalhadores pioneiros. Considerando o cartão postal da cidade, essa obra retrata a atividade de garimpeiro, que no passado foi frequente no município, mas que hoje não é mais realizada por questões ambientais, mais há quem aposte que ainda existem garimpeiros vivendo na região.

     

 

 

NOSSAS IGREJAS QUE SE PASSA NO PERCURSO DO CAMINHO DA FÉ.

 
 

 

 
 
Cadastre-se e receba nossas novidades
Localização Localização:
Praça Nossa Senhora do Patrocínio, nº 1168 - Centro
Patrocínio Paulista / SP - 14415-000
Telefone Telefone para contato:
(16) 3145-9910
Atendimento Atendimento:
Atendimento de Segunda-feira a Sexta-feira das 8:00 as 17:00.
Seta
Copyright Instar - 2006-2020. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia