17 MAI 2023
CRAS REALIZA CAMPANHA DO 18 DE MAIO EM PALESTRA SOCIOEDUCACIONAL.
A Prefeitura de Patrocínio Paulista, através do CRAS, promoveu ontem (16/05) uma capacitação sobre a Campanha do 18 de maio - “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. O objetivo da campanha é mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade para atuar no combate e prevenção a essas violências. A capacitação contou com a presença de autoridades do Poder Público Municipal e profissionais da rede intersetorial e socioassistencial do município e da região.
O evento contou com palestra da psicóloga convidada Alessandra de Faria e Souza, que já atuou na política de Assistência Social do município e apontou sinais que podem ser identificados em situações de abuso. Foi realizado também um workshop em subgrupos para discutir alternativas de ação para esta campanha como forma de atuação na proteção de crianças e adolescentes para o biênio (2023/2024).

DADOS |
Todos os anos 500 mil crianças e adolescentes são explorados sexualmente no país. Sendo que somente 7,5% dos casos são denunciados às autoridades, o que indica uma realidade muito maior. O combate a estes casos, é uma responsabilidade de toda a sociedade.
Sinais que podem ser identificados em situações de abuso: Medo de certa pessoa, ou medo de ficar sozinho; pesadelos constantes; choro excessivo sem causa aparente; pensamento suicida; depressão; aparecimento de marcas de agressão no corpo; baixo nível de auto estima; dificuldades de aprendizagem; comportamento agressivo; ansiedade, entre outros.

🏵️ “Faça Bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes”. 🏵️